Hyrox: O que é, quais os seus benefícios e onde praticá-lo

Hoje, existem milhares de modalidades desportivas para despertar todo o teu potencial, e entre elas está o Hyrox. Aqui está tudo o que precisas de saber.

 

O que é Hyrox?

 

Hyrox é uma nova modalidade desportiva em ascensão que tem tido cada vez mais procurada por pessoas de diferentes especialidades e modalidades desportivas, devido à sua diversidade, variedade e por ser mais divertida devido a ser praticada em grupo.

Combina potência aeróbica com resistência, intercalando uma infinidade de exercícios e treinos diferentes. Especificamente, combina 8 km de corrida e 8 treinos. Os participantes iniciam a prova em lotes, sendo que a classificação corresponde aos tempos alcançados por cada participante.

Os eventos são organizados ao longo do ano, abertos a todos, sem classificação prévia. Consiste em completar 1 km de corrida com 1 treino específico, completando assim as 16 estações ou etapas.

 

Quais são os benefícios do Hyrox para a tua saúde?

 

Hyrox é focado em trabalhar todo o corpo do atleta, ativando diferentes grupos musculares, como as pernas, núcleo ou peitorais. Além de ser um treino de força e potência, quando executado em diversos movimentos, a coordenação e a resistência também são trabalhadas. É também um treino full body pelo facto que combina vários exercícios, permite queimar calorias de forma rápida e fácil. 

 

Benefícios físicos de Hyrox

 

Dado o baixo risco de lesões que o Hyrox apresenta, são todos os benefícios físicos para manter o teu corpo em forma.

São movimentos e exercícios básicos que fazemos desde o nascimento e no nosso dia a dia, como levantar, empurrar, ajoelhar, carregar, saltar ou correr. Esta metodologia abrange uma vasta gama de idades, desde os mais novos aos mais seniores, homens e mulheres, com o objetivo de desenvolver força, resistência, movimentos funcionais e manter um baixo risco de lesões. Não é necessário realizar treinos muito difíceis para estares realmente preparado.

Poderíamos dizer que é uma das modalidades mais saudáveis, já que todos os músculos do corpo são trabalhados uniformemente durante o treino.

 

Benefícios mentais de Hyrox

 

É uma atividade muito divertida, uma vez que os exercícios são muito variados e dinâmicos, nunca vais ficar aborrecido. Além disso, também podes participar de competições com categorias Hyrox na categoria de pares ou duplas, esta é criada para partilhar e aproveitar os eventos com teu parceiro, ideal para aqueles que ainda não se atrevem a fazê-lo individualmente. Nesta categoria, as repetições são divididas entre os dois, permitindo mais tempo de descanso do que na versão individual. Existem três modalidades: masculino, feminino e misto.

Hyrox não pretende ser um treino competitivo, mas sim a motivar-te a realçar o melhor das tuas capacidades e dar o máximo, criando um sentimento de autorrealização e crescimento, como em cada treino te tentas superar. 

Vais treinar o teu corpo e mente.

 

jovem-forte-mulher-forte-bola-lifting-como-realizar-exercício-agachamentos-para-hyrox

 

Principais Desafios e Exercícios em Hyrox

 

Esta modalidade destaca-se como a única competição massiva de fitness indoor realizada nas grandes cidades, acessível a todos com um nível mínimo de fitness. Nos exercícios Hyrox, cada competidor recebe seu tempo registrado após completar a corrida, e o tempo médio de chegada é de 1 hora e 30 minutos, com uma impressionante taxa de conclusão de mais de 95%.

A competição segue um formato muito consistente, com 8km de corrida intercalados com 8 exercícios de alta intensidade em estações específicas. Todos os treinos devem ser completados na sua totalidade antes de passar para o quilómetro seguinte, ou seja, antes de cada treino tem de completar um quilómetro de corrida.

Estes exercícios, concebidos para avaliar a força, resistência e capacidade cardiovascular, são acessíveis a quem tem um bom treino, evitando movimentos tecnicamente complicados ou com cargas pesadas de peso.

  1. Ski Erg: 1000 metros na máquina de esqui, com foco nos braços, ombros e core.
  2. Sled Push: Trabalho intensivo nos músculos das pernas, especialmente na parte anterior da coxa, posterior e core.
  3. Sled Drag: Envolve glúteos, bíceps, costas e core.
  4. Burpee Broad Jump: Exercício completo de flexões e salto, desafiando todo o corpo.
  5. Remo: 1000 metros no Concept2 RowErg, marcando a metade da competição
  1. Farmers Carry: Parte superior das costas, trapézios e core, com ênfase nos antebraços e mãos.
  2. Sandbag Carry: Lunges com cargas de 10, 20 ou 30 quilos, focados nas coxas e glúteos.
  3. Wall Balls: Jogar uma bola pesada na parede para fortalecer braços e pernas.

Estes oito exercícios compõem as provas de Hyrox, criando um desafio abrangente que avalia força, resistência e capacidade cardiovascular num emocionante circuito de estações, onde os participantes podem medir o seu desempenho a nível pessoal e comparar-se a nível nacional e internacional.

 

 

homem-que-trabalha-hyrox-em-vivagym

 

Hyrox vs Crossfit: O que os distingue?

 

Certamente já ouviste falar de algumas destas metodologias ou até as praticaste e já te fizeste a seguinte pergunta: Hyrox vs CrossFit, o que mais combina contigo e o que os diferencia? 

Hyrox e CrossFit partilham o objetivo de melhorar a condição física e o desempenho atlético, mas diferem na abordagem e estrutura. O Hyrox destaca-se pelos seus testes de condicionamento físico individuais e foco no trabalho em equipa, enquanto o CrossFit se concentra em aulas em grupo com exercícios variados. A escolha entre os dois depende dos teus objetivos, preferências e circunstâncias pessoais.

Em termos de estrutura de competição, o Hyrox assemelha-se a uma competição desportiva tradicional, com corridas de 1km e estações específicas. E o CrossFit é feito em aulas de grupo com mudança de Treinos do Dia (WODs).

 

Tipo de Exercícios:

 O CrossFit engloba uma grande variedade, desde halterofilismo até exercícios de ginástica. E o Hyrox foca-se no cardio com resistência muscular, evitando movimentos técnicos complexos.

A escolha entre Hyrox e CrossFit depende dos teus objetivos, preferências de treino e circunstâncias pessoais. Os fatores a considerar incluem os teus objetivos de fitness, preferências para treinar em grupo ou individualmente, estrutura do treino, localização e orçamento. Ambas as modalidades oferecem desafios físicos significativos e benefícios de melhoria da condição física. Podes explorar as duas opções e escolher a que melhor se alinha com os teus objetivos e te motiva a chegar a uma melhor forma física.

 

Onde posso praticar Hyrox?

 

O Fitness Hut, especialista no mundo do fitness, destaca-se na promoção de um estilo de vida saudável através de uma infinidade de diferentes aulas supervisionadas. Esta reputação tem crescido graças a instalações e serviços abrangentes, tornando-se uma referência para aqueles que procuram alcançar os seus objetivos de forma eficaz.

No FitnessHut, a diversidade de atividades direcionadas, desde aulas dinâmicas de spin até exercícios funcionais desafiadores, permite que os utilizadores personalizem o seu treino de acordo com seus objetivos e preferências. A versatilidade destas atividades contribui para o sucesso e satisfação dos sócios na sua jornada de bem-estar.

Destacando-se como uma tendência atual no fitness, Hyrox, uma competição única que combina corrida e exercícios de alta intensidade, ganhou popularidade. Fitness Hut posicionou-se como um lugar onde os clientes podem se preparar de forma abrangente, graças a treinadores profissionais que projetam programas específicos para enfrentar os desafios físicos e mentais desta competição única. 

Ainda assim, se estás interessado noutras modalidades de treino, oferecemos-te um vasto leque de atividades destinadas a todos os gostos.

Dos personas juntas practicando Hutrun Previous post HutRun: A melhor experiência para os entusiastas da corrida nos ginásios Fitness Hut!
Next post SORTEIO JANEIRO 2024